quinta-feira, 13 de maio de 2010

A FAMÍLIA DUNGA

Como havia prometido, comentarei os 23 escolhidos de Dunga na última terça-feira, vamos aos meus pitacos.

JULIO CÉSAR
Incontestável, nos últimos anos ninguém jogou mais que ele no mundo.
Teve grande evolução principalmente depois que passou a atuar num grande clube europeu como a INTER. Merecida convocação


GOMES
Como todos me surpreendi com Gomes, nem tanto pelo seu futebol, que vem sendo muito bom na temporada, mas por ele ter tirado o lugar do até então “confirmado” VICTOR do Grêmio. Em campo vem jogando bem, pra mim seria o terceiro goleiro, mas ta aprovado.

DONI
Como corintiano nunca confiei em Doni como goleiro, sempre preferi ter ele como um adversário do que como o camisa 1 do meu time. Doni passou por SANTOS, CRUZEIRO e estava no modesto JUVENTUDE quando acertou sua ida pra Itália. O que fica claro é que além de uma sorte muito grande o ex-arqueiro do Botafogo de Ribeirão Preto tem um grande empresário. Já que mesmo na reserva, ele continua “jogando” pela ROMA da Itália, e ainda assim é convocado para a copa por um país que tem nomes como MARCOS e ROGÉRIO CENI ainda atuando.

MAICON
Outro nome que não da pra discutir. Maicon é por toda sua competência chamado de o novo CAFÚ, e só não é titular absoluto de 100% do povo brasileiro, por culpa de outro que vem voando, DANIEL ALVES.

DANIEL ALVES
O baiano vem atuando muito bem no “melhor time do mundo”. É responsável por muitos contra-ataques mortais do time do Barcelona na temporada, e ao lado de feras como MESSI e XAVI vem mostrando seu talento. De repente ainda pode ser utilizado no meio campo, na mesma função de ELANO. Muito bom nas bolas paradas, é talvez o mais titular dos reservas, com futebol sobrando.


MICHEL BASTOS
Esse é outro jogador que evoluiu demais na Europa. O problema é que por lá ele vem atuando como uma espécie de meia pelo lado do campo, alternando entre a direita e a esquerda. Como lateral não joga faz tempo, só Dunga o escalou assim nos últimos anos. Seu ponto forte é a seu pé esquerdo, que costuma pegar muito bem na bola.

GILBERTO
Admiro o futebol de Gilberto, jogador forte, técnico e com uma boa experiência. O cruzeirense jogou muito tempo na Europa, passando por times como Inter de Milão e Hertha Berlin da Alemanha. É aparentemente homem de confiança de Dunga, que o convocou para a lateral mesmo estando atuando como meia esquerda no últimos clubes por onde passou. Pra mim o lugar era de Roberto Carlos que vem jogando uma bola muito redonda no timão.

LÚCIO
O capitão do Brasil é a cara do técnico, Lucimar da Silva Ferreira, poderia perfeitamente se passar por filho de Dunga, que ninguém desconfiaria de nada. Assim como o técnico, Lúcio foi formado nas categorias de base do INTERNACIONAL de Porto Alegre. Na temporada o zagueiro vem jogando bem pela INTER de MOURINHO que por sua vez, acredita muito no brasileiro. Liderança, raça e determinação nunca faltaram a Lúcio com a camisa verde-amarela, por isso é o capitão de DUNGA. Qualquer semelhança...

JUAN
A tranqüilidade demonstrada pelo zagueiro desde que vestiu a camisa da seleção pela primeira vez, sempre chamou a atenção. Alguns até comparam seu futebol com o de outro brasileiro que fez muito sucesso curiosamente no mesmo clube em que joga (ROMA), o também ex-flamenguista ALDAIR, tetracampeão em 94 com o Brasil. Para ficar ainda mais parecido falta apenas o título mundial.



LUISÃO
Luisão é capitão e tem muita moral no BENFICA onde está desde 2004. Muito bom na bola aérea, foi muito bem nos testes, principalmente quando JUAN esteve machucado e formou ao lado de LÚCIO, a dupla de zaga titular do Brasil. Em sua posição só ALEX atualmente no CHELSEA poderia atrapalhar sua convocação. Mas o ex-santista teve azar se machucando quando foi chamado. Se CHICÃO do Corinthians tivesse “aparecido” antes... quem sabe ...

THIAGO SILVA
O jovem zagueiro vem jogando muito na Itália pelo Milan. Ao ponto do grande FRANCO BARESI, considerado um dos melhores zagueiros de todos os tempos, dizer que o brasileiro tem potencial para se tornar ídolo no clube de Milão. Em tempo, Thiago “entrou” na vaga de outro monstro, o "imortal" PAOLO MALDINI, ídolo máximo do Milan, e vem se destacando num time de vários cobras criadas. Thiago venceu uma disputa com o são paulino MIRANDA, que acabou derrapando nas últimas curvas.

GILBERTO SILVA
Pouca gente sabe, mas Gilberto Silva surgiu para o futebol como Zagueiro, posição que atuou por muito tempo. Em 2002 por obra do destino acabou deslocando-se para o meio-campo do Atlético Mineiro de onde nunca mais saiu. Disputou e ganhou como titular a copa de 2002 quando fez parte da família Scolari. Caiu junto com o “quadrado mágico” em 2006 e chega agora para jogar sua terceira copa. Não é unanimidade, mas é essencial para o esquema de DUNGA. Eu optaria por alguém “mais leve” como Denílson do Arsenal, Hernanes do São Paulo ou até mesmo Christian ex Corinthians.


JOSUÉ
Entrou nos 23 escolhidos muito mais por comprometimento com DUNGA do que pelo seu futebol. Jogou muito pelo São Paulo em 2005, hoje em dia na Alemanha não é nem de longe o mesmo jogador. Não merecia estar na África.


FELIPE MELLO
O que uma oportunidade é capaz. Felipe Melo saiu do Brasil sem nenhuma pompa. O jogador nunca passou de uma promessa nos clubes que jogou, teve uma fase muito boa junto com time da FIORENTINA no ano passado e chamou a atenção de Dunga. Colocado como titular logo em sua primeira convocação o volante atualmente na JUVENTUS mostrou muita garra principalmente em jogos difíceis como URUGUAI e ARGENTINA e na Copa das Confederações. Resultado: Está na copa. Pra mim seria banco de PIERRE no Palmeiras. Mas para Dunga....

KLÉBERSON
Kléberson apareceu como um meia no time do Atlético Paranaense campeão Brasileiro de 2001. Foi titular na seleção de Felipão em 2002 jogando uma grande copa, e depois disso sumiu.
Contratado pelo poderoso MANCHESTER UNITED foi rapidamente descartado por SIR ALEX FERGUSON e nunca mais foi o mesmo jogador de 2001 e 2002. Passou por lesões e todos já davam sua carreira como por encerrada em grandes clubes.
O volante/meia teve então uma oportunidade no sempre “agitado” FLAMENGO onde com atuações regulares acabou cavando sua vaguinha no time de DUNGA. Pode atuar como volante e também como um terceiro homem de meio campo, tem a experiência de campeão em 2002 a seu favor o que deve ter pesado na cabeça de Dunga.
Pra mim foi uma escolha errada já que ele tem um jogador muito parecido dentro dos 23, Ramires.

RAMIRES
Um raio, assim pode se definir o ex-cruzeirense atualmente no BENFICA. Tanto em campo quanto fora dele à velocidade que o volante mostrou chamou atenção de todos e também de Dunga. Em menos de uma temporada Ramires saiu do modesto Joinvile para o Cruzeiro a seleção e o Benfica. Muito rápido em campo e com um futebol de “gente grande” o jovem Ramires se safou no fiasco da seleção olímpica em Pequim, e por mérito esta nos 23 eleitos. Aprovado.

ELANO
Elano Blumer é natural de uma pequena cidade do interior de São Paulo chamada IRACEMÁPOLIS. E como um bom caipira foi muito pouco badalado em sua melhor fase no SANTOS de 2002 , jogando ao lado de DIEGO e ROBINHO e em um meio campo que ainda tinha RENATO e PAULO ALMEIDA. Desde o começo da sua carreira sempre demonstrou um futebol de velocidade e grande qualidade no passe que agradaram a Dunga. Sua fase não é das melhores no Galatasaray da Turquia mas com Dunga é titular quase que absoluto. Eu levaria Elias do Corithians.

JULIO BAPTISTA
Força física é a grande qualidade de Júlio Baptista. O ex volante do São Paulo teve sua melhor fase na carreira jogando como centro-avante no SEVILHA, e tem em seu currículo passagens por grandes equipes como ARSENAL e REAL MADRID. Foi peça importante na conquista da Copa América em 2007, quando atuou como meia na vaga de KAKÁ. Aliás o paulistano foi convocado como substituto do atual meia do Real Madrid, o que deixa os torcedores brasileiros de cabelos em pé. Uma pena, pois nomes como ALEX ex Palmeiras e GANSO do Santos poderiam ser chamados para a mesma função. Isso sem citar um tal Gaúcho que tranquilamente jogaria por ali...

KAKÁ
O melhor do Mundo de 2007 Ricardo Izecson dos Santos Leite, mais conhecido como Kaká passa atualmente por sua pior fase desde que apareceu no São Paulo em 2001. Campeão na reserva da seleção em 2002 o craque era um dos vértices do quadrado de Parreira em 2006. Atualmente defende as cores do REAL MADRID onde não conseguiu jogar nem metade de seu futebol. Na seleção é titular absoluto e uma espécie de “OÁSIS CRIATIVO” no meio campo de Dunga. Dono da camisa 10 que foi de RIVALDO e RONALDINHO GAÚCHO, espera-se muito dele no mundial da África. E cá entre nós.. tomara que esteja bem ...

LUIS FABIANO
Com fama de esquentado e de personalidade forte Luis Fabiano terá a responsabilidade de ser o primeiro 9 do Brasil após a era RONALDO. Luis Fabiano não se compara ao fenômeno em nada dentro de campo. O ex jogador de Ponte Preta e São Paulo tem um estilo brigador e muito oportunista, é bom em bolas aéreas e com a camisa do Brasil até agora jogou muito bem. Mostrou todo sua personalidade durante a COPA DAS CONFEDERAÇÕES em 2009, onde aliás carimbou seu passaporte para África.

ROBINHO
O rei das pedaladas chegará a África com a oportunidade de mostrar para o mundo que realmente é um jogador de futebol e não um artista de circo, como gostam de dizer seus críticos. A melhor fase de sua carreira foi sem dúvida com LUXEMBURGO em 2003 no SANTOS onde aprendeu a driblar sempre em direção ao gol e arrematar, que sempre foi sua maior deficiência. Na Europa Robinho não jogou, nem no REAL MADRID e muito menos no MANCHESTER CITY. A estratégia de voltar para o SANTOS em 2010 fez muito bem para o jogador e a seleção. Aqui no Brasil Robinho voltou a atuar bem e se mostrou muito mais maduro e eficiente em campo. Pra mim ainda é a melhor opção ao lado de Luis Fabiano. Mas em seu encalço tem Nilmar... que vem voando baixo.

NILMAR
O Paranaense de Bandeirantes Nilmar sempre foi diferenciado nos clubes que passou, com um futebol que alia técnica e grande velocidade, o que sempre faltou a Nilmar foi porte físico para agüentar os trancos de zagueiros que nem sempre eram leais. Se não fosse suas sérias contusões nos joelhos Nilmar seria já há algum tempo titular de algum grande time da Europa e da seleção. Para África o atual atacante do VILLAREAL da Espanha chega como a principal opção no banco de reservas. Pode atuar tanto como centro-avante como aberto pelas pontas. Boa escolha.

GRAFITE
Ninguém mais falava nele, o time que ele joga não é lá essas coisas, mas não se pode negar que Edinaldo Batista Libânio tem uma estrela muito grande. Grafite jogou por MATONENSE , FERROVIÁRIA e SANTA CRUZ. Passou pela CORÉIA DO SUL e por GOIÁS, onde apareceu nacionalmente. Foi para o SÃO PAULO fez parte do grupo CAMPEÃO MUNDIAL em 2005. Do tricolor foi pra EUROPA, e atualmente joga pelo WOLFSBURG da Alemanha, ganhou o campeonato Alemão e ainda foi o artilheiro da competição com 28 gols. O fato curioso é que GRAFITE jogou apenas alguns minutos entrando em duas partidas amistosas e já cativou o treinador que o escolheu numa disputa que todos já davam como ganha para ADRIANO “IMPERADOR”. Grafite ira “escrever” sua história na África do Sul. Eu sinceramente não esperava, mas apoio sua convocação, apesar de que no meu time jogaria ADRIANO ou FRED.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas Postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...