Na última Sexta-feira, 02 de Agosto, a Caixa Econômica
Federal encerrou a conta do patrocínio a clubes de futebol no Brasil.
Somados todos os contratos fechados pelo banco serão mais de
R$ 96 milhões de patrocínio distribuídos a 11 clubes brasileiros.
Segundo a Caixa, todos os seus contratos tem a mesma
duração, serão 12 meses até o final da Copa de 2014.
Entre os 11 clubes Corinthians lidera o ranking em valores
com seus com R$ 31 milhões anuais, R$ 6 milhões a mais do que os R$ 25 milhões
do Flamengo, segundo colocado.
A entrada de bancos no patrocínio de futebol vem sendo maior
nos últimos anos principalmente após o Banco mineiro BMG começar a estampar sua
marca em vários clubes do país, entre eles o Campeão da Libertadores Atlético
Mineiro.
Mas diferente de Itaú e Bradesco, seus principais
concorrentes privados no Brasil, a Caixa não opta por fazer uma campanha publicitária
chamando a atenção da população para a própria marca, o banco federal se limita
apenas a colocar seu nome nas camisas, o que para muitos acaba passando despercebido
como apenas mais um simples anuncio de empresa.
Com praticamente o mesmo valor de investimento, a dupla de
privados Itaú e Bradesco optou por uma estratégia diferente para o mercado
esportivo.
Ambos ligam suas marcas a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e
promovem campanhas chamando a atenção da população para esses apoios, o que na
prática acaba tendo mais visibilidade, mesmo não estando na camisa dos gigantes
Corinthians e Flamengo.