terça-feira, 23 de março de 2010

A IMPORTÂNCIA DO NÃO

Tenho 26 anos, e pela primeira vez na vida, “disse um NÃO”.

Todos nós começamos a absorver e a adquirir hábitos bons desde o nosso nascimento, através do exemplo de nossos pais que convivem com a gente.

Desde pequenos somos educados para agradar-mos os outros. Afinal quando ganhávamos roupa e não brinquedos, sempre tínhamos que agradecer, mesmo não gostando do presente. Você se lembra ?

O ser humano sempre quer, mesmo que involuntariamente, agradar; É como uma obrigação. Todos vivem sempre pré-dispostos a dizer sim.Todos nós ja vimos por várias vezes casos em que jovens matam suas namoradas (ou namorados) pelo simples fato de não aceitarem o fim de seus relacionamentos. É a falta de "costume" com o "NÃO".

Temos também o adulto, que às vezes não quer enfrentar uma situação, como uma cobrança de dívida, ou o simples fato de dizer um não para um pedido do filho, preferindo mentir ou criar estratégias para não magoar.

Ato muito comum, e corriqueiro, é por exemplo o caso da mãe, que quando o telefone toca e ela não deseja falar, pede ao filho para dizer que ela não está. Isso demonstra uma fuga da verdade que ocorre por uma covardia iminente e que nesse caso pode ser também contagiante, pois com certeza servirá de exemplo para os filhos.

Quando o filho quer algo e não consegue, instantaneamente abre um berreiro, e aí vem a mãe correndo e faz a sua vontade. Dessa forma, as crianças vão criando hábitos e aprendem que conseguem o que querem se houver uma resistência ou uma insistência, em outras palavras, aprendem a fazer birra.

Se ele diz que não quer almoçar, ele simplesmente não almoça e mais tarde a mamãe o presenteia com guloseimas, como já era o seu objetivo. O filho assim consegue comer aquele hambúrguer, ou uma pizza ou sei lá o que.

É extremamente necessário sabermos dizer não quando for preciso.

Dizer não, demonstra o quanto uma pessoa tem personalidade para enfrentar a determinadas situações.

Dizer não pode até de certa forma engrandecer o homem.

Precisamos estar atentos as nossas necessidades, para sabermos realmente aquilo que queremos e não o que outros querem que façamos. É a única forma de assumir aquilo que fazemos.

Infelizmente em nossa sociedade na maioria das vezes, fazemos sempre o que o outro quer.

Na realidade a vida não é assim, porque somos únicos, independentes, quem responderá por nossos erros ou acertos ?? Nós mesmos !!! Então por que “aceitarmos tudo” ??

Como seres humanos precisamos colocar acima de tudo nossos valores, nossa personalidade, nossos conceitos e nossas decisões.

Porque e pra que ?? Devemos sempre agradar ??

Quem é que não conhece adultos indecisos, viciados, problemáticos que concordam com tudo, que aceitam sem questionar, sem reclamar os seus direitos porque tiveram a criação, e “cultura do SIM.”

O problema é que é mais fácil dizer SIM, que trará um certo conforto momentâneo, do que um NÃO aparentemente sem nenhum retorno direto. É melhor concordar e continuar do que se negar e enfrentar.

Mas com o tempo fica demonstrado que um "não" a tempo, pode ser saudável, para o ser humano de hoje e para a sociedade do futuro.

Embora possa parecer estranho, dizer não é uma parte vital das relações de amor e contribui desenvolvendo a autonomia e a maturidade de uma criança.

Todos devem criar os filhos dando a eles desde cedo o direito de discutir, questionar, e decidir o que querem e o que não querem, para desde cedo se acostumarem a dizer NÃO.

O ato de se negar a algo não significa uma rejeição ou agressão ao outro, e sim uma opinião ou uma vontade de fazer o bem com aquilo que cada ser humano tem de mais valioso, a sua personalidade.

Para cada "não" durante a formação, virão milhões de "sim" no futuro.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas Postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...