quinta-feira, 8 de maio de 2014

FAMÍLIA SCOLARI II, E A MISSÃO DE REPRESENTAR 180 MILHÕES DE BRASILEIROS DENTRO DO PAÍS DO FUTEBOL...


A sorte está lançada...

Quer você goste ou não, o time convocado por Luis Felipe Scolari representará o mais vitorioso futebol do mundo na copa do mundo a ser disputada em seu quintal...

Claro que como você que está lendo agora, eu também faria minhas mudanças nesse time, mas acredito que todo amante do futebol que costuma ter coerência em suas analises aprovou de um modo geral a segunda geração da Família Scolari...

Sobre os escolhidos, minhas opiniões... 

JÚLIO CÉSAR Soares de Espíndola

Goleiro do Toronto FC
34 anos (Duque de Caxias-RJ, 3/9/1979)
Na seleção: 116 convocações, 78 jogos

Apesar de temporadas fracas na Europa que o levaram ao modesto porém rico Queens Park Rangers da Inglaterra, o experiente Júlio César foi a aposta de Felipão logo em suas primeiras convocações. O goleiro que havia ficado marcado após a eliminação frente a Holanda em 2010 estava completamente fora dos planos até a chegada de Scolari ao comando. 

Quem conhece o técnico da seleção sabe de sua admiração por jogadores que “tem o que provar” e certamente por isso ele tenha resolvido apostar em Júlio que teve boas atuações na Copa das Confederações ano passado. Diferente de muitos que criticam sua presença no grupo da Copa, eu não abriria mão de um jogador com a capacidade e vivência de Julio Cesar, bem mais experiente que quatro anos atrás dentro de um mundial.

JEFFERSON de Oliveira Galvão
Goleiro do Botafogo
31 anos (São Vicente-SP, 2/1/1983)
Na seleção: 43 convocações, 9 jogos

Jefferson tem história na Seleção Brasileira, pelo menos na base. O jogador foi convocado para a  equipe brasileira que ganhou o título mundial sub-20 em 2003 contra a Espanha do então jovem Iniesta. O goleiro que disputará sua primeira Copa do Mundo e deverá ser o reserva imediato de Júlio César tem perfil sério e é bastante elogiado por treinadores que já trabalharam com ele, onde é sempre apontado como um excelente profissional dentro e fora de campo, o que  penso ter sido um dos motivos de ganhar a confiança de Felipão.

Em minha opinião seria mais justa a escolha de Fábio do Cruzeiro, eternamente injustiçado e que nem chegou a ser testado. Mesmo sendo um bom goleiro Jeferson seria minha quinta opção para o gol do Brasil na Copa, porém  é Scolari quem manda...

VICTOR Leandro Bagy
Goleiro do Atlético Mineiro
31 anos (Santo Anastácio-SP, 21/1/1983)
Na seleção: 29 convocações, 6 jogos

O goleiro foi a primeira escolha de Mano Menezes quando assumiu a Seleção com a missão de renovar toda a equipe derrotada em 2010. Mano não resistiu ao cargo, mas o arqueiro que já está para sempre eternizado na história do Atlético-MG como herói da conquista da Libertadores de 2013, manteve a sua regularidade e por isso chega com méritos a Copa do Mundo.

DANIEL ALVES da Silva
Lateral do Barcelona
31 anos (Juazeiro-BA, 6/5/1983)
Na seleção: 97 convocações, 74 jogos, 5 gols

O lateral-direito baiano vive atualmente sua temporada mais irregular desde que chegou ao Barcelona, em 2008, ao ponto de seu grande feito dentro de campo nos últimos tempos ter sido comer uma banana atirada por um torcedor racista em partida contra o Villarreal. Porém, pela falta de opções de maior destaque, na seleção, Daniel Alves acumula quatro anos de titularidade absoluta. Que eu queime a língua até porque precisaremos muito dele, mas em seu lugar com a camisa 2 eu escalaria Maicon.

MAICON Douglas Sisenando
Lateral da Roma
32 anos (Novo Hamburgo-RS, 26/7/1981)
Na seleção: 89 convocações, 66 jogos, 6 gols

Maicon foi o titular de Dunga na última Copa, deixando Daniel Alves no banco. Porém o jogador perdeu muito do vigor físico que o levou a ser um dos principais laterais de sua geração. O jogador se desligou da Inter e reencontrou seu bom futebol na Roma. Quando testado para a reserva de Daniel disputou lugar com Rafinha do Bayern de Munique, e acabou levando a melhor na escolha de Scolari, principalmente pela qualidade defensiva e pela maneira “menos usada” ou "mais segura" que atua, em relação a seu concorrente. Seria sem dúvidas o meu titular na copa.

MARCELO Vieira da Silva Júnior
Lateral do Real Madrid
25 anos (Rio de Janeiro-RJ, 12/5/1988)
Na seleção: 47 convocações, 30 jogos, 4 gols

Muito bom jogador. Técnico, de um grande talento e muita personalidade, as vezes uma bomba relógio prestes a explodir a qualquer momento. Marcelo é unanimidade na lateral-esquerda da seleção. Desde que surgiu na base do Fluminense é chamado de sucessor de Roberto Carlos, e quis o destino que sua carreira seguisse os passos que o ídolo também seguiu, sendo titular tanto no Real Madrid quanto na Seleção de Brasileira.

MAXWELL Scherrer Cabelino Andrade
Lateral do Paris-Saint Germain
32 anos (Cachoeiro de Itapemirim-ES, 27/8/1981)
Na seleção: 8 convocações, 7 jogos

Formado no Cruzeiro, o lateral-esquerdo deixou o Brasil muito cedo e se tornou um nome bastante respeitado no futebol europeu. Por lá conquistou títulos importantes por equipes tradicionais como Ajax, Inter de Milão, Barcelona e PSG. Nunca foi um jogador acima da média, mas seus anos de Europa deram a ele uma inteligência tática que compensam a falta de outros atributos. A sua fase atual não é lá essas coisas, porém é mais um que ganhou a confiança de Scolari nos diversos testes que fez até a convocação final.


THIAGO Emiliano da SILVA
Zagueiro do Paris-Saint Germain
29 anos (Rio de Janeiro-RJ, 22/9/1984)
Na seleção: 63 convocações, 45 jogos, 2 gols

A torcida do Fluminense não o chamava de “Monstro” a toa. Thiago Silva fez parte do grupo de 2010 ficando na reserva da dupla Lúcio e Juan e chega ao Mundial do Brasil como um dos zagueiros mais respeitados do planeta. O zagueiro do PSG é o principal líder do grupo de Scolari, ostenta a faixa de capitão da seleção há dois anos e será o responsável de repetir Bellini, Mauro, Carlos Alberto, Dunga e Cafu, em 13 de julho de 2014, no Estádio do Maracanã, erguendo a taça do Hexa. Claro, desde que o Brasil chegue até lá e vença...

DAVID LUIZ Moreira Marinho
Zagueiro do Chelsea
27 anos (Diadema-SP, 22/4/1987)
Na seleção: 48 convocações, 34 jogos

É muito fácil notar sua presença em campo. Por conta da sua vasta cabeleira, David Luiz acaba se tornando alvo natural de olhos mais leigos. Só que não é só os que não conhecem muito de futebol que acabem percebendo a presença do jogador numa partida. A capacidade de marcar e força física agregada a boa técnica fazem do zagueiro um dos nomes mais respeitados em sua posição em todo o mundo. Visto por Felipão como um dos quatro "capitães" da equipe, ele também pode atuar como volante como anda fazendo vez em quando pelo Chelsea.

DANTE Bonfim Costa Santos
Zagueiro do Bayern de Munique
30 anos (Salvador-BA, 18/10/1983)
Na seleção: 18 convocações, 11 jogos, 2 gols

Se quisesse Dante poderia ter atuado pela Seleção da Alemanha como chegou a ser cogitado quando seu futebol chamou a atenção no país jogando no modesto Borussia Monenchengladbach. Foi para o gigante Bayern de Munique, e é mais um daqueles vários jogadores que saem cedo do País atrás de melhores salários no exterior e acabam fazendo carreira por lá.

HENRIQUE Adriano Buss
Zagueiro do Napoli
27 anos (Marechal Cândido Rondon-PR, 14/10/1986)
Na seleção: 10 convocações, 4 jogos

Foi a grande surpresa na lista de Felipão. Henrique surgiu bem no Coritiba e foi logo comprado pelo Palmeiras de onde após grandes atuações acabou indo para no Barcelona. Mas a carreira europeia do zagueiro não foi feliz, emprestado pelo clube catalão a clubes menores como Racing e Bayer Leverkusen, Henrique só voltou a jogar bem quando retornou ao Brasil para o Palmeiras, onde encontrou Felipão.
Com o técnico foi capitão, líder, atuando as vezes como volante, o que também contou na hora da escolha de seu nome.

LUIZ GUSTAVO Dias
Volante do Wolfsburg
26 anos (Pindamonhangaba-SP, 23/7/1987)
Na seleção: 23 convocações, 17 jogos, 1 gol

Pra quem não conhece muito bem Luiz Gustavo em campo a ponto de fazer uma análise de seu futebol, eu diria que se trata de um “Ralf” do Corinthians, com um passe melhor e canhoto. Sua grande virtude foi jogar muito bem quando testado por Scolari sobre tudo na Copa das Confederações, onde mostrou muita regularidade.


Fernando Luiz Roza, FERNANDINHO
Volante do Manchester City
29 anos (Londrina-PR, 4/5/1985)
Na seleção: 10 convocações, 6 jogos, 1 gol

Revelado pelo Atlético Paranaense, Fernandinho causou espanto a todos quando foi chamado por Mano Menezes para a Seleção na época em que ainda defendia as cores do Shakthar da Ucrânia. Atualmente jogando muito bem no milionário Manchester City, demonstra personalidade e um futebol de alto nível dentro da Liga Inglesa, um dos campeonatos mais respeitados do mundo. O volante tem seu nome especulado inclusive no Real Madrid para próximas temporadas. Fernandinho foi autor do gol do Brasil na Final do Mundial sub-20 de 2003.

José Paulo Bezerra Maciel Júnior, PAULINHO
Volante do Tottenham
25 anos (São Paulo-SP, 25/7/1988)
Na seleção: 30 convocações, 25 jogos, 5 gols

Há quatro anos um volante do Corinthians era visto como moderno e tido como presença certa nas próximas Copas do Mundo. Ele marcava bem, e ainda tinha qualidade suficiente para armar jogadas e aparecer na área adversária para finalizar. Paulinho? Não... seu nome era Elias... Pois bem. Na época reserva de Elias, Paulinho superou todas as expectativas, sendo fundamental para os títulos do Corinthians na Libertadores e Mundial. Enquanto Elias sumia na Europa, Paulinho chamava atenção pela eficiência e gols decisivos na campanha corintiana. Ganhou a preferência de Felipão também dentro da Copa das Confederações, onde se destacou como um dos principais jogadores do time.

RAMIRES dos Santos do Nascimento
Volante do Chelsea
27 anos (Barra do Piraí-RJ, 24/3/1987)
Na seleção: 50 convocações, 41 jogos, 4 gols

Ramires é mais um que jogou a última Copa com Dunga. Mesmo com grande futebol, o volante quase se complica com Felipão após sua esposa reclamar publicamente na internet a sua presença nas listas do técnico na época em que não vinha sendo chamado. O problema foi que Ramires seguiu jogando muito pelo Chelsea e por isso teve que ser testado.

Com seu futebol de alta velocidade, é um jogador muito interessante dentro de campo, podendo atuar como um marcador ou um meia aberto pelas pontas ou vindo pelo centro. Armar contra ataques com Ramires é quase sempre covardia para os adversários. Mais experiente e atuando de forma firme como titular do Chelsea de Mourinho, virou mais uma excelente opção para Felipão em seu meio campo, onde deverá ser reserva de Paulinho.

Anderson HERNANES de Carvalho Viana Lima
Volante da Inter de Milão
28 anos (Recife-PE, 29/5/1985)
Na seleção: 30 convocações, 23 jogos, 2 gols


Um jogador diferenciado como um todo. Ambidestro, apreciador da leitura, e com um discurso recheado de metáforas, foi apelidado carinhosamente de “Profeta” em seus tempos de São Paulo. Vendido a Lazio rapidamente se tornou ídolo da torcida italiana. Acabou comprado pela Internazionale. Sempre o admirei como um dos melhores jogadores do Brasil. Hernanes só cresceu atuando na Europa. Pode ser usado como volante ou meia de armação, basta Felipão escolher.

WILLIAN Borges da Silva
Atacante do Chelsea
25 anos (Ribeirão Pires-SP, 9/8/1988)
Na seleção: 5 convocações, 5 jogos, 1 gol

Vindo do terrão do Corinthians sem sombra de dúvida Willian foi o melhor jogador revelado pelo clube nas últimas décadas.  Com um futebol de gente grande ainda jovam foi vendido para Europa, onde sempre foi titular por onde passou. Atualmente atuando ao lado de Oscar e Ramires no meio campo do Chelsea Mourinho, Willian pode ser utilizado como um meia de ligação ou até como um segundo atacante. Ultimamente Mourinho tem feito Willian jogar até como volante, aproveitando a sua grande qualidade técnica. Me arrisco a dizer que se o jogador tivesse ficado em 2007 no Corinthians, dificilmente o clube haveria caído para segunda divisão.

OSCAR dos Santos Emboaba Júnior
Meia do Chelsea
22 anos (Americana-SP, 9/9/1991)
Na seleção: 32 convocações, 29 jogos, 9 gols

Oscar é diferente. Não é de falar muito. Não gosta de aparecer. Quase ninguém identificaria sua voz, simplesmente por ela quase nunca ser ouvida. É simples. Tão simples como seu futebol, simples e eficiente.
Quando todos pensavam que Ganso, Ronaldinho Gaúcho ou Kaká seriam os meias de criação para a Copa no Brasil, Oscar correu por fora, e quase sem ser notado, virou unanimidade no meio campo de Felipão. Mesmo com 22 anos de idade é nele que o Brasil deposita toda sua esperança criativa para a Copa. Se ele irá aguentar a pressão? Sua história no futebol diz que sim...

NEYMAR da Silva Santos Júnior
Atacante do Barcelona
22 anos (Mogi das Cruzes-SP, 5/2/1992)
Na seleção: 48 convocações, 47 jogos, 30 gols

Neymar dispensa apresentações. É simplesmente a alma do time do Brasil. O grande nome do futebol surgido no país após a geração de Romário e Ronaldo. Neymar é o único atacante brasileiro atuando em um gigante da Europa, e deverá ser o centro das atenções do time no Mundial. Com 22 anos de idade, será o mais jovem jogador a vestir a mística camisa 10 canarinho depois de Pelé. E o fará dentro do país di futebol que recebe a Copa e toda a pressão possível e imaginável. Mesmo tendo ainda uma carreira brilhante pela frente, a hora de provar tudo que sabe, e é capaz de fazer como jogador é agora. E pode ter certeza, que Neymar sabe disso...

Frederico Chaves Guedes, FRED
Atacante do Fluminense
30 anos (Teófilo Otoni-MG, 3/10/1983)
Na seleção: 44 convocações, 32 jogos, 16 gols

Felipão sempre teve suas manias. E a de jogar com um centro avante fixo, ou um “9” como gostam, é uma das principais. O técnico logo que assumiu convocou Luis Fabiano e Fred para serem testados como esses jogadores, e mesmo o camisa 9 do São Paulo sendo melhor tecnicamente que Fred, a sorte parece ter sorrindo muito mais para o mineiro reserva de Ronaldo e Adriano em 2006 na Alemanha. Fred contou com a contusão e momentos ruins de seus principais concorrentes no time de Scolari.

E foi muito bem na Copa das Confederações, com sua liderança dentro do grupo de jogadores ajudou Felipão e Parreira a motivar todos na oportunidade. Com a estrela que tem, o atacante ainda marcou gols importantíssimos em todos os confrontos com as grandes seleções, por tudo isso chega com moral e titularidade absoluta a sua segunda Copa do Mundo.

Givanildo Vieira de Sousa, HULK
Atacante do Zenit
27 anos (Campina Grande-PB, 25/7/1986)
Na seleção: 37 convocações, 33 jogos, 8 gols

Muito longe de ser unanimidade dentre os torcedores do Brasil, esse paraibano de 27 anos, costuma agradar a todos os técnicos com quem trabalha. Sua força física assusta, e mesmo sendo chamado de “grosso” por grande parte da torcida e da imprensa, não pode se negar que Hulk tem um futebol diferenciado. Taticamente será muito importante ao time de Felipão. Jogando pela ponta direita, sendo responsável por cuidar do lado do campo quando estiver sem e bola e de puxar a marcação quando o time recuperar sua posse. Seu chute de canhota costuma ser mortal pela potencia. Poucos percebem, mas Hulk nunca jogou mal com camisa da Seleção Brasileira.

BERNARD Anicio Caldeira Duarte
Atacante do Shakhtar Donetsk
21 anos (Belo Horizonte-MG, 8/9/1992)
Na seleção: 18 convocações, 10 jogos, 1 gol

Até outro dia era destaque na Copa São Paulo de Juniores com a camisa do Atlético Mineiro, em muito pouco tempo foi parar na Seleção do Brasil e na Europa. O jogador que deverá ser o reserva imediato de Neymar, consegue superar seus 1,63 metro com muita "alegria nas pernas", como definiu bem Felipão.

João Alves de Assis Silva,
Atacante do Atlético Mineiro
27 anos (São Paulo-SP, 20/3/1987)
Na seleção: 20 convocações, 15 jogos, 5 gols

De técnica duvidosa esse grandalhão jogador surgiu muito garoto no Corinthians onde acabou fritado pelo momento conturbado que o clube vivia pós MSI quando tinha apenas 17 anos. Levado por Kia para a Europa o atacante acabou “se deslumbrando” com os regalos da vida de um jogador milionário tão jovem e foi pulando de galho em galho no velho continente até vir parar no Internacional de Porto Alegre. No sul não passava de um mero reserva, muito por conta das várias festas que costumava dar em seu apartamento.

Empurrdo para o Atlético Mineiro, Jô viu seu destino mudar em Belo Horizonte. Muito mais focado na carreira, foi o camisa 9 do empolgante Atlético Mineiro de Cuca Campeão da Libertadores da América.
Na Copa das Confederações teve a sorte de ser chamado logo após o corte de Leandro Damião as vésperas do início da competição, com participações decisivas no time brasileiro acabou entrando no grupo de Felipão pra nunca mais sair.

        Publicidade
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas Postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...