Para que isso aconteça, a grande aposta tem sido nas redes sociais. O maior exemplo disso é o Santos, que usou seu canal no Youtube para fazer uma série com ex-jogadores do time que jogaram pela seleção brasileira.
Chamada de SeleSantos, a série mostra entrevistas com jogadores como Pelé, Coutinho e Serginho Chulapa, que contam histórias de bastidores da Copa do Mundo.
Chamada de SeleSantos, a série mostra entrevistas com jogadores como Pelé, Coutinho e Serginho Chulapa, que contam histórias de bastidores da Copa do Mundo.
Além disso, o clube também aproveitou a estadia do México e da Costa Rica na cidade paulista para gravar vídeos com as seleções.
“É um modo de buscarmos espaço durante a Copa do Mundo”, justificou Fernando Montanha, gerente de marketing santista.
A página de vídeo do time santista é motivo de orgulho para a comunicação do clube.
No início da era Neymar, o canal se popularizou. Na época, com patrocínio da Netshoes, a diretoria do time pôde comprar uma série de equipamentos e profissionalizou as produções de vídeo, como acontece até hoje.
Agora, o objetivo é voltar a ter suporte exclusivo para a rede social, que tem 220 mil seguidores atualmente.
Sem tanto investimento, outros clubes brasileiros têm apostado em usar a Copa em suas comunicações, principalmente aqueles com estádio no Mundial.
Sem tanto investimento, outros clubes brasileiros têm apostado em usar a Copa em suas comunicações, principalmente aqueles com estádio no Mundial.
Pelo Twitter, o Corinthians tem abusado de provocações. Na abertura, chegou a perguntar pela programação nas outras arenas paulistas. Ainda que pouco amistosa, a medida conseguiu a repercussão de veículos esportivos de São Paulo.
Já o Internacional tem usado o Facebook para incentivar o uso da camisa colorada nas partidas do estádio Beira-Rio, com campanha “Orgulho de ser colorado”.
Já o Internacional tem usado o Facebook para incentivar o uso da camisa colorada nas partidas do estádio Beira-Rio, com campanha “Orgulho de ser colorado”.
O Atlético Paranaense foi mais discreto, mas também tem enaltecido as partidas na Arena da Baixada, nesta semana, fez até infográficos com as seleções do Irã e da Nigéria, que duelaram no local.
A estratégia não é exclusividade brasileira.
O Real Madrid, por exemplo, tem feito uma série de infográficos no Facebook com duelos da Copa do Mundo. O foco é sempre nos jogadores do time que estarão em campo, esta semana, Portugal e Alemanha foram representados por Khedira e Cristiano Ronaldo.
Publicidade