Não bastasse a disputa esportiva, o evento da Fifa tem uma série de embates paralelos. Um dos principais é o das marcas de material esportivo e suas bolas, luvas e uniformes especiais para o torneio.
A Adidas, parceira oficial da Fifa, sai na frente na disputa pela visibilidade.
A Adidas, parceira oficial da Fifa, sai na frente na disputa pela visibilidade.
A marca alemã desenvolveu a bola do torneio, a Brazuca e ainda vestirá as equipes de arbitragem, voluntários e, principalmente, nove seleções, como as favoritas Alemanha, Argentina e Espanha, atual campeã.
Principal concorrente da Adidas, a Nike terá 10 times no Brasil em busca do troféu.
Principal concorrente da Adidas, a Nike terá 10 times no Brasil em busca do troféu.
Além do escrete canarinho, França, Inglaterra, Holanda e Portugal vestem os uniformes da empresa norte-americana.
Também na disputa, a Puma se destaca com Itália, com quem foi campeã do mundo em 2006 com a marca e o tradicional Uruguai.
Apesar de o time argentino campeão em casa em 1978 estampar o logo da Adidas no uniforme, foi a partir da década seguinte que as fabricantes de material esportivo começaram a ganhar destaque nas camisas das seleções.
Apesar de o time argentino campeão em casa em 1978 estampar o logo da Adidas no uniforme, foi a partir da década seguinte que as fabricantes de material esportivo começaram a ganhar destaque nas camisas das seleções.
Desde então, a marca alemã é a maior campeã com três conquistas (Alemanha, em 1990; França, em 1998; e Espanha, em 2010). Le Coq Sportif (Argentina, em 1986), Umbro (Brasil, em 1994), Nike (Brasil, em 2002) e Puma (Itália, em 2006) têm um título cada.