terça-feira, 18 de agosto de 2009

SIM ...É ESSA A FRASE CORRETA ... VOLANTE !!! E NÃO GOLEIRO...

Ano de 1998 , Copa do Mundo da França , a tradicional (e nunca campeã) HOLANDA apresenta a todos uma equipe que tinha como volantes dois meias de origem , DAVIDS e SEEDORF dividiam a função de desarmar e criar , coisa não era "permitida" para os camisas 5 da época, afinal de contas o BRASIL havia sido TETRA jogando com DUNGA e MAURO SILVA no meio (dois tratores) sem falar de MAZINHO , que era lateral de ofício e fora deslocado para o meio justamente para reforçar a marcação , já que o então titular RAÍ não tinha como característica a marcação.

Como todos sabemos a HOLANDA não foi muito longe naquela copa , que ficou marcada pelo "AMARELÃO" do recém nascido RONALDO FENÔMENO , e pelos gols de ZIDANE na final contra o BRASIL. Porém título a parte , aquela equipe holandesa começou a mudar o conceito (graças a Deus rrsrs) de alguns treinadores no Brasil.

Os técnicos tupiniquins perceberam a importância de bons passadores na posição de primeiro e segundo homem do meio campo , e não apenas carregadores de piano. Nascia ali o termo "qualidade na saída de bola" que até hoje esta nas entrevistas dos treinadores do Brasil.

A partir de 1998 todas as grandes equipes que foram formadas tinham como volantes jogadores técnicos. No mesmo ano LUXEMBURGO , então técnico do CORINTHIANS , escalou VAMPETA e RINCÓN para a cabeça de área do timão que foi naquele ano CAMPEÃO BRASILEIRO. No ano seguinte o pseudo-técnico OSWALDO OLIVEIRA manteve o esquema colocando o jovem EDÚ na equipe . Vieram o VASCO que tinha JUNINHO PERNAMBUCANO , o SANTOS de DIEGO e ROBINHO e RENATO e ELANO (que dificilmente alguém se lembra) , a FAMÍLIA SCOLLARI que tinha como um dos volantes KLÉBERSON que até então era um meia.

A dupla MINEIRO e JOSUÉ do SÃO PAULO , depois substituída por HERNANES e RICHARLYSON... o CORINTHIANS de MANO MENEZES que tinha CRISTHIAN e ELIAS e assim vai ... São muito os exemplos ... na europa temos GERRARD e XABI ALONSO no LIVERPOOL , SCHOOLES ( ele também era meia) e mais alguém no MANCHESTER , e talvez a dupla perfeita XAVI e INIESTA no BARCELONA.

Já a algum tempo o segredo dos grandes times esta no seu camisa 5 , é ele quem define se a equipe será vencedora ou não .... Trazendo para o atual momento .... RICHARLYSON e HERNANES devem ser vistos como a "MACHADINHA" e a "SERRA ELÉTRICA" do "JASON TRICOLOR" .... cuidado ... muito cuidado a todos que ousarem cruzar o seu caminho.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Entao Andre corrigindo o volante do Santos, Paulo Almeida, renato e elano ae o diego jogava mais solto na frente, lembra da musiquinha ??? Diego toca bola, robinho deita e rola.. eeeee so da santos....... shuashaushaha, mas entaum voltando ao assunto eu tbem cocordo, pq vejo o meu santos sem uma refeencia, pois Rodrigo Souto e mais um meia q volante, agora com a chegada do Emerson, axu q vai da mais tranquilidade ao time, pois sabe se posicionar e certamente vai da ritimo ao meio de campo, looogico q naum se fzem mais volantes como Falcao, Mauro silva, Cesar Sampaio e logicamente na minha opniao o melhor volante q vi jogar, o argentino Fernando Redondo q sabia td e mais um poko de futebol.
    Certamente o Sao paulo tem a melhor dupla de volantes do Brasil, Hernanes e Richarlyson, a categoria de hernanes e o preparo fisico do richarlyson....

    aqui fico no agurdo por qal sera o proximo assunto haha abraço..!!

    ResponderExcluir

Últimas Postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...