quinta-feira, 12 de junho de 2014

ALEMANHA UTILIZA SOFTWARE PARA MAPEAR RENDIMENTO DE SEUS JOGADORES...


Durante duas semanas, a comissão técnica da seleção da Alemanha mapeou cada jogador, sozinho ou em treinos coletivos, para ter um Raio-x em tempo real do desempenho, qualidades e defeitos dos atletas que vão disputar a Copa do Mundo.

Hoje, o técnico Joachim Low pode trabalhar fundamentos específicos e mudanças táticas baseado neste levantamento.

Os alemães utilizaram um software que já vem sendo usado pelas equipes de base do Hoffenheim – nono colocado na última temporada da Bundesliga – há seis temporadas. 

O campo de treinamento do clube alemão e o da seleção na Itália ganharam câmeras e sensores por todos os lados.



Os próprios jogadores colocaram sensores sob as caneleiras. Assim, é possível coletar dados como velocidade, deslocamento, tempo de posse de bola e movimentação em campo do time todo.

Mas o principal é a análise individual. Low sabe qual atleta carrega mais a bola, para onde ele se move quando está atacando, se ele perde tempo para dar passes, como finaliza, enfim, é capaz de avaliar o que cada um faz de certo e onde pode melhorar. 

As imagens aparecem em tempo real durante os treinos táticos e técnicos.

Segundo Julian Nagelsmann, técnico do Sub-19 do Hoffenhein, a utilização do software criado pela empresa multinacional (Sap AG) permite que ele corrija jovens valores.


“Hoje, nós podemos mostrar a cada jogador como ele comporta e tirar vícios ou defeitos”, disse.

Qual o uso que efetivamente Joachim Low vai fazer do estudo realizado na Itália ainda é uma incógnita, mas o treinador anda otimista quanto ao desempenho dos alemães neste Mundial: 

“Sei e confio que pensamos em tudo”, disse.

Publicidade
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas Postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...