quarta-feira, 21 de agosto de 2013

COM 21 ANOS SE PODE DIRIGIR UM CAMINHÃO ?? SIM, POR QUE NÃO ??


Diante de certa polemica após o infeliz acidente em que mais dois jovens perderam suas vidas por conta de um acidente de caminhão e principalmente sobre a possível “falta de Experiência” pelo fato do motorista em ter apenas 21 anos, fiz questão de pesquisar sobre nossa legislação...

Como a esmagadora maioria da população brasileira sempre opte por tirar a carteira de habilitação A ou B, (Carro e Moto), claro que existem aqueles que por gosto pessoal ou quase sempre por necessidade profissional, precisam da carteira de habilitação na categoria D ou E.

Alguns veículos exigem uma habilitação específica de seu condutor e a categoria indica que tipo de veículo o indivíduo pode dirigir.

A categoria D é direcionada para quem conduz veículos que fazem transporte de passageiros acima de oito pessoas, excluindo o motorista, Como por exemplo, o ônibus.

Já a categoria E é para os veículos que fazem transporte de carga com até seis toneladas.
Para cada categoria de habilitação existem exigências específicas.


De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN), é necessário ter 21 anos de idade e um ano de carteira para o motorista da categoria B mudar para a C.

Já da categoria C para a D, é necessário estar habilitado na categoria B por no mínimo dois anos, ou, há um ano na categoria C, e ser aprovado em curso especializado e em treinamento de prática veicular em situação de risco.

Na categoria E, caso tenha obtido a D a partir da B, deve estar habilitado no mínimo há um ano na D; Se tiver obtido a D a partir da C, pode solicitar diretamente a categoria E, sem necessidade de prazo de um ano na D, e também precisa ser aprovado em curso especializado e em treinamento de prática veicular em situação de risco.

Não há a possibilidade do interessado em se habilitar, conseguir sua carteira sem passar por exame médico e psicotécnico, 15 aulas de direção a uma prova prática.

Em sumo, considero muito superficial pensar que um “garoto” de 21 anos não pode dirigir um caminhão profissionalmente por “não ter experiência”...


Pois a partir do momento em que ele recebe sua habilitação conferida pelos órgãos competentes ele está sim apto.

Penso que pode até ser válida a discussão sobre a idade ser pouca pra tanta responsabilidade, mas não podemos nos esquecer que com 16 anos nesse país já se pode votar em uma eleição, por que não se poderia dirigir um caminhão ou um ônibus com 21 ??

Acidentes acontecem e sempre irão acontecer, seja com motoristas experientes ou com novos, pra infelicidade das famílias que perdem seus filhos...

Que Deus conforte a todos... !!
Comentários
0 Comentários

Últimas Postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...