Entre os muitos comerciais com a Copa como tema espalhados pelo mundo, especialmente nos países que virão ao Brasil, um deles chama atenção por não se apoiar no futebol, e sim em uma emocionante história de superação, esforço coletivo e luta pela vida.
Em outubro de 2010, 33 trabalhadores foram salvos depois de passarem pouco mais de dois meses soterrados a 700 metros de profundidade, após um acidente em uma mina de cobre e ouro na cidade de Copiapó, no norte do Chile.
O drama dos mineiros correu o mundo, e o resgate emocionante contou com uma operação sem precedentes na história da mineração.
Quase quatro anos depois, os 32 mineiros chilenos - o outro resgatado era boliviano - se reuniram novamente no local do acidente para a gravação de um comercial do Banco de Chile, um dos patrocinadores da seleção do país.
O anúncio mistura imagens do resgate com lances de jogos do Chile, e usa o drama dos mineiros para motivar a equipe do técnico Jorge Sampaoli.
O anúncio mistura imagens do resgate com lances de jogos do Chile, e usa o drama dos mineiros para motivar a equipe do técnico Jorge Sampaoli.
"Neste lugar, passamos 70 dias. Foi ali que tivemos que comprovar que estávamos. Sabíamos que lá fora havia milhões de chilenos que acreditavam na gente, e esta terra foi testemunha de tudo isso" - diz um dos trabalhadores.
Cada um dos 32 mineiros enche uma lata com terra do deserto de Atacama para enviar aos jogadores da seleção no Brasil, para 'enchê-la de esperança e coragem'.
"E assim mostrar ao mundo que, para um chileno, nada é impossível" - brada o protagonista.
Como o Chile jogará contra duas seleções favoritas no grupo B, Espanha e Holanda, o comercial usa o exemplo dos mineiros para incentivar a seleção diante do difícil desavio de se classificar para as oitavas de final.
"Espanha é difícil, Holanda é difícil, estamos no grupo da morte. Mas não nos importa a morte, porque nós já vencemos a morte antes!" - encerra.
Veja o comercial:
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