O quanto “louco” é Marcelo Bielsa...
Mas louco no bom sentido...
No sentido de louco pela profissão que exerce, a de técnico de futebol...
Sempre ouvi falar que Marcelo Bielsa é talvez o técnico mais conhecedor e estudioso do esporte em todo o planeta.
Prova disso foi o que Brunoro presenciou em seu encontro com o treinador na Argentina na última semana...
Bielsa demonstrou extremo conhecimento do elenco do Palmeiras inclusive dos jogadores que estão emprestados, o que deixou os dirigentes alviverdes boquiabertos...
Lendo isso fico ainda mais fã do “Louco” argentino...
E torcendo ainda mais para que o técnico um dia venha trabalhar no Brasil...
Leia o que escreveu ZUPAK em seu site:
Marcelo Bielsa é um tarado por futebol. Sempre foi, desde os tempos de jogador e isso contribuiu muito para a sua formação como técnico, ainda no Newells Old Boys.
Minucioso por extremo, conhecedor de muitos jogadores, observador das mais variadas divisões e categorias inferiores. Se você, assim como eu, é fã de Paulo Vinicius Coelho, o mais detalhista dentre os comentaristas esportivos, saiba que Bielsa é ainda mais.
E a dupla do Palmeiras que esteve com ele, em Rosario, comprovou isso na pele. O diretor executivo José Carlos Brunoro e o vice-presidente Genaro Marino formaram a comitiva alviverde. Foram muito bem recebidos pelo treinador após contatos telefônicos e enfim se encontraram pessoalmente.
Discutiram filosofias de trabalho e gostaram do que Bielsa pretendia fazer. Um trabalho integrado com as categorias de base, eterno dilema palestrino, e melhor aproveitamento dos valores lá trabalhados. Na verdade, o treinador queria total comando da base. Mesmo sabendo que isso geraria alguns questionamentos no conselho, os dirigentes não se opuseram no momento.
Mas o que mais impressionou a dupla palmeirense foi o conhecimento que “El Loco” Bielsa mostrou sobre o elenco do Verdão. Ao debater seus princípios de futebol e suas ideias conceituais, Bielsa questionou Brunoro, entre outras coisas, em três itens.
1- Porque Luis Felipe não renovou contrato?
2- Porque o jovem lateral direito Bruno Oliveira ainda não foi aproveitado?
3- Quando o meia Patrick Vieira retornará de empréstimo do Japão?
Brunoro e Genaro Marino ficaram boquiabertos. Perceberam ali que o argentino era realmente o técnico ideal para o Palmeiras. Um estudioso, que procurou se informar profundamente sobre o clube nele interessado. Raridade nesse mercado. Havia, claro, um certo receio sobre a velocidade de adaptação ao futebol brasileiro e também como a torcida reagiria a esse nome. A conturbada e polêmica relação de Marcelo Bielsa com a imprensa também era vista como algo que poderia atrapalhar o seu trabalho por aqui. Mas ele era o nome.
Foi com o argentino que Valdivia disputou sua primeira Copa do Mundo, em 2010. Teve graves problemas disciplinares e foi barrado em alguns momentos, mas o Mago não esconde de ninguém que Bielsa foi um de seus melhores treinadores na carreira. Certamente a diretoria pensou na regularidade que o comandante poderia dar ao camisa 10. Fontes garantem, entretanto, que Valdivia não foi consultado antes da viagem dos dirigentes.
Na última semana terminei de ler uma das biografias (não sei se autorizada ou não, Paula Lavigne) de Marcelo Bielsa. Escrita pelo jornalista Román Iucht, chamada “El último romântico de futbol”. E pude conhecer outros tantos exemplos como esse que os dirigentes do Verdão presenciaram na última semana. Bielsa é assim mesmo.
Particularmente, gostaria muito de ver “El Loco” trabalhando no futebol brasileiro. Precisaria de muita paciência, de todos os lados, mas seria um grande aprendizado. Para todos.