Saudações a Associação Esportiva Santacruzense que completa 80 anos exatamente hoje, dia 25 de janeiro.
O tricolor foi fundado em 1930 por jogadores amadores de Santa Cruz.
A primeira idéia na época foi formar um time que acabasse com hegemonia do Operário Futebol Clube, o principal clube da época na cidade.
Sim... Naquela época o jeito santa-cruzense de querer atrapalhar, ou puxar o tapete de alguém já existia.
O fato é que deu certo, com o passar do tempo a Santacruzense acabou conquistando torcedores, e jogadores que eram do Operário passaram a atuar pelo time.
O Estádio Leônidas Camarinha até hoje centro de grandes discussões e brigas políticas na cidade foi oficializado como o estádio do clube em 1954.
O tricolor realizou amistoso na inauguração do estádio contra o clube que revelaria para o futebol o rei Pelé, o Bauru Atlético Clube (BAC), no jogo festivo a Santacruzense venceu por 3 a 2.
Já como filiada a Federação Paulista de Futebol, sua primeira participação em campeonatos paulistas foi em 1954, quando disputou a Terceira Divisão, como a A3, onde hoje se encontra.
Em 1956 o clube conseguiu ser vice-campeão da divisão, um dos grandes feitos do clube até os dias atuais.
O time sempre passou por dificuldades e ficou por alguns anos afastado das competições oficiais.
Em 1962, quando o Santos de Pelé maravilhava o mundo, a Esportiva conseguiu o seu título de maior expressão.
O chamado Tricolor da Vila Sidéria sagrou-se Campeão Paulista da Segunda Divisão (também série A3 – Existiam a Série Especial, Primeira e Segunda Divisão).
De lá pra cá o clube ainda se afastaria algumas vezes das disputas profissionais do estado, sempre por falta de apoio financeiro.
O clube que hoje completa 80 anos se encontra na Série A3, e tem uma das camisas mais respeitadas do interior de São Paulo.
Infelizmente a nossa Esportiva foi e ainda é usada como palanque político, e em função disso sofre a cada temporada.
Se tudo der certo, o time enfrenta no próximo domingo a Penapolense na estréia da Série A3 de 2011.
A todos os jogadores, dirigentes, e apaixonados por essa camisa como eu, resta mais uma vez torcer para que os “Deuses do Futebol” olhem por nossa gloriosa e sofrida Associação Esportiva Santacruzense.
Parabéns Esportiva pelos seus 80 anos !!!