E o Futebol é o fator que poderá determinar essa grande mudança.
Já não é de hoje que percebemos que as Organizações Globo estão vivendo os últimos anos de seu império que por muito tempo comandou a mídia no Brasil.
Além da queda significativa de audiência da TV Globo, que é o carro chefe da emissora, o grupo GLOBO tem perdido telespectadores tanto para a concorrência como para a Internet.
Os jovens brasileiros já passam mais tempo no computador do que na frente da TV.
Mídia em que a Globo nunca foi líder.
Mas dois pontos deverão ser estratégicos e devem tornar a emissora ainda mais fraca num futuro próximo.
O primeiro ponto tem a ver com a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que tirou da Globo a preferência pela renovação dos direitos do Campeonato Brasileiro para as temporadas de 2012, 2013 e 2014.
É isso mesmo.
A notícia tão sonhada pela Rede Record esta prestes a se confirmar.
Nos bastidores comenta-se que o grupo liderado pelo Bispo Edir Macedo dobrará o valor pago atualmente pela Globo para a transmissão do Brasileirão.
O valor seria de 1 Bilhão de Reais, o dobro dos atuais de 500 milhões da concorrente.
Se confirmando o acordo a Record teria a hegemonia da cobertura esportiva no país, já que a emissora paulista já venceu a disputa pela transmissão das Olimpíadas de 2012.
Como detentora dos direitos a Record poderia “autorizar” jogos de meio de semana no horário mais apropriado principalmente para os torcedores que vão aos estádios.
Comenta-se que a Record colocaria os jogos às 9 da noite, o que faria o Futebol brigar na audiência contra as novelas da Globo.
Outra possibilidade seriam jogos em TV aberta mais vezes na semana, não só as Quartas e Domingos como já acontece há algum tempo.
Poderiam ser transmitidos jogos as quartas e quintas em dois horários, ás 7 e às 9 da noite.
A série "B" poderia ter suas partidas negociadas com emissoras como SBT ou a REDE TV e seus jogos colocados nos mesmos horários nas terças e sextas.
A Globo perderia além da audiência boa parte dos lucros que ganha.
O Futebol junto com as novelas são os produtos que mais dão dinheiro a emissora.
Tudo vai depender da força política que a Globo ainda possui.
Com a vitória de Dilma Roussef a presidência a coisa pode ter ficado mais feia para o canal carioca.
O Grupo Globo “apoiou” (nas entrelinhas) a candidatura de Serra, e perdeu pontos que seriam muito importantes na guerra que esta enfrentando.
Há muitos no atual governo que “não engolem” a emissora carioca, inclusive dentro do Ministério da Comunicação.
Agurdemos os próximos capítulos...